Instituto de Psiquiatria

Avançada e Neuroestimulação

Dr. Moacyr Alexandro Rosa | CRM–SP 69816

Dra. Marina Odebrecht Rosa | CRM–SP 107447

LIVROS

Dr. Moacyr Alexandro Rosa
CRM–SP 69816

Dra. Marina Odebrecht Rosa
CRM–SP 107447

livros psiquiatra sao paulo

PARTICIPAÇÕES EM

livros

Livro Fundamentos da Eletroconvulsoterapia

Livro Fundamentos da Eletroconvulsoterapia

Neste livro, os fundadores do IPAN, Dr. Moacyr Alexandro Rosa e Dra. Marina Odebrecht Rosa, com a ajuda dos colaboradores, conseguiram compilar uma obra de forma clara, didática e esclarecedora sobre este complexo tratamento que é a Eletroconvulsoterapia (ECT) e todos os aspectos que a envolvem.
Sem dúvida, a ECT é um dos tratamentos mais polêmicos e, também, mais antigos ainda em uso na psiquiatria. Parte da polêmica tem origem na ignorância e no mau uso que sofreu ao longo da história. Felizmente, com o passar dos anos, a técnica foi se aprimorando e, atualmente, a ECT é considerada um tratamento moderno, seguro e com eficácia inquestionável.

O livro é dividido em 10 capítulos que abordam a história:

  1. bases físicas;
  2. fundamentos técnicos;
  3. indicações e eficácia;
  4. riscos e contraindicações;
  5. anestesia e relaxamento muscular;
  6. populações
  7. especiais;
  8. funcionamento cognitivo cerebral;
  9. mecanismo de ação;
  10. qualidade de vida.

Leitura recomendada para profissionais de saúde que trabalham com a ECT ou que tenham interesse em se aprimorar nesta técnica.

Fundamentos da Eletroconvulsoterapia. Moacyr Alexandro Rosa, Marina Odebrecht Rosa. Editora Artmed, 2015.

Livro Transcranial Magnetic Stimulation

Transcranial Magnetic Stimulation

De autoria dos fundadores do IPAN, o guia traz informações sobre Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) – do inglês Transcranial Magnetic Stimulation (TMS) – passando por sua definição, história, tratamentos, entre outros.

O material acompanha ilustrações que facilitam a compreensão da técnica. O Guia Básico de EMT é fruto de um trabalho de pesquisa do Dr Moacyr Rosa e Dra Marina Odebrecht Rosa e foi traduzido para as línguas inglesa e russa e será vendido em mais de 72 países.

O livro introduz o tema e serve de guia de bolso para aqueles que querem utilizar a técnica da EMT de forma segura e eficaz.

Este Guia é direcionado a psiquiatras que queiram utilizar a EMT na prática clínica. Baseando-se na experiência de longo prazo, os autores deram as respostas detalhadas a perguntas diferentes.

Um capítulo especial é dedicado à segurança e medidas que devem ser tomadas em casos de convulsão acidental. Há também um capítulo das instruções passo-a-passo de como executar o tratamentos com estimulador magnético.

Transcranial Magnetic Stimulation. Handbook. Moacyr Alexandro Rosa, Marina Odebrecht Rosa. Neurosoft. 2012.

Indicação e Prática da Eletroconvulsoterapia

Indicação e Prática da Eletroconvulsoterapia

A Eletroconvulsoterapia (ECT) é um tratamento que existe desde 1938, mas infelizmente não havia nenhum livro a respeito deste procedimento na língua portuguesa. Indicação e Prática da Eletroconvulsoterapia foi o primeiro livro sobre ECT lançado no Brasil.
A publicação de autoria do Dr. Moacyr Alexandro Rosa traz um panorama sobre o tratamento de transtornos psiquiátricos com ECT.
A leitura esclarece dúvidas sobre o tratamento, oferece ao psiquiatra conhecimentos detalhados, lista as principais indicações e aponta os cuidados necessários para as aplicações.

O livro compila 12 capítulos que abordam a eletroconvulsoterapia:

  • efeitos sobre os sistemas orgânicos, avaliação clínica e contraindicações;
  • ECT e depressão;
  • eletroconvulsoterapia nos transtornos do humor;
  • ECT e esquizofrenia;
  • ECT e doença de Parkinson;
  • eletroconvulsoterapia e transtornos alimentares;
  • epilepsia e ECT;
  • uso da eletroconvulsoterapia no hospital geral;
  • eletroconvulsoterapia na gestação;
  •  eletroconvulsoterapia em crianças e adolescentes e eletroconvulsoterapia em idosos.

Moacyr Alexandro Rosa (Org.); R. s.p. (Org.). Indicação e Prática da Eletroconvulsoterapia.1.ed. São Paulo: V.1.165 p., Lemos Editorial & Gráficos Ltda., 2000.

Livro Eletroconvulsoterapia

Livro Eletroconvulsoterapia

O livro Eletroconvulsoterapia foi publicado pelo Dr. Moacyr Alexandro Rosa, Dra. Marina Odebrecht Rosa, fundadores do IPAN e colaboradores. A obra relata a história da Eletroconvulsoterapia (ECT), desde seu surgimento até os dias de hoje. Com destaque no seu desenvolvimento, evolução do tratamento, aplicações, técnica, indicações, anestesia, efeitos adversos, o papel da enfermagem e outros pontos.

Um material que abrange os aspectos deste eficaz tratamento, indicado tanto para médicos quanto para outras pessoas que desejam conhecer a ECT.

Moacyr Alexandro Rosa (Org.); Marina Odebrecht Rosa (Org.); R. s.p. (Org.). Eletroconvulsoterapia. 1. ed. São Paulo: v. 1. 160 p., Vetor Editora Psico-Pedagógica Ltda, 2004.

Guia Básico de Estimulação Magnética em Psiquiatria

Guia Básico de Estimulação Magnética em Psiquiatria

A nova era da Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) surgiu em 1985, na Grã-Bretanha e nos anos 90, a técnica começou a ser pesquisada e utilizada nos Estados Unidos. Atualmente, a EMT está difundida em diversos países e já faz parte do arsenal terapêutico disponível para o tratamento da depressão, esquizofrenia e outras doenças.
Contudo as referências bibliográficas disponíveis em língua portuguesa são escassas e especialmente voltadas para o pesquisador. Há muito tempo fazia falta um manual básico que compilasse os fundamentos da técnica e especialmente sua utilização na prática clínica. Este manual motivado pela necessidade de um texto básico que auxiliasse os cursos de EMT e é destinado primariamente a psiquiatras, neurologistas e outros médicos que vão realizar o procedimento, com abordagem prática e didática.
O guia compila 9 capítulos:

  1. definição;
  2. histórico;
  3. limiar motor;
  4. regiões estimuladas;
  5. parâmetros de estimulação;
  6. efeitos colaterais e segurança;
  7. descrição do tratamento;
  8. combinação de parâmetros e
  9. características do estimulador magnético.

Leitura introduz o tema e serve de guia de bolso para aqueles que querem utilizar a EMT de forma segura e eficaz.

Moacyr Alexandro Rosa e Marina Odebrecht Rosa. Guia Básico de Estimulação magnética transcraniana em psiquiatria. São Paulo: Editora Daikoku, 2009. Nove capítulos, v. 1. 64

Guia Básico de EMT em Psiquiatria 2ª edição

Guia Básico de EMT em Psiquiatria 2ª edição

Este Guia Básico contém os aspectos práticos fundamentais para a realização da Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) com finalidade terapêutica em transtornos psiquiátricos.
Com linguagem clara e didática, os autores, ambos especialistas em Neuroestimulação com anos de experiência na técnica, nos oferecem um texto que é fundamental para o médico que quer realizar o procedimento de forma segura e eficaz.
Atualizado de acordo com o mais recente consenso de especialistas e em conformidade com a resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), o livro é referência obrigatória para aqueles que desejam trabalhar com a EMT e aprimorar seu conhecimento no assunto.
O manual é composto por 9 capítulos:

  1. introdução e definição;
  2. histórico;
  3. limiar motor;
  4. regiões estimuladas;
  5. parâmetros de estimulação;
  6. segurança, efeitos colaterais e complicações;
  7. descrição do tratamento;
  8. combinação de parâmetros;
  9. características do estimulador magnético.

Guia Básico de Estimulação Magnética Transcraniana em Psiquiatria 2ª edição. Moacyr Alexandro Rosa, Marina Odebrecht Rosa. Editora Sarvier, 2013.

Confira mais em nossos textos autorais