Estimulação

Magnética Transcraniana

Dr. Moacyr Alexandro Rosa | CRM–SP 69816

Dra. Marina Odebrecht Rosa | CRM–SP 107447

Estimulação Magnética Transcraniana

Dr. Moacyr Alexandro Rosa
CRM–SP 69816

Dra. Marina Odebrecht Rosa
CRM–SP 107447

Estimulação Magnética Transcraniana

A EMT – Estimulação Magnética Transcraniana é uma técnica para tratamento de problemas de saúde mental, como depressão e outros.
A técnica consiste em estimular o cérebro com ondas magnéticas, semelhantes às utilizadas nos aparelhos de ressonância magnética.
De uma forma geral, essas ondas magnéticas têm a função de estimular os neurotransmissores como a serotonina, dopamina, noradrenalina e glutamato, que são responsáveis por propagar os impulsos nervosos do cérebro e manter o bem-estar emocional.

Indicações

  • Depressão leve, moderada e grave;
  • Depressão refratária (quando os remédios não surtiram efeito);
  • Depressão recorrente (mais de um episódio depressivo);
  • Depressão pós-parto;
  • Depressão ansiosa;
  • Pacientes que não toleram efeitos colaterais de medicações;
  • Para acelerar resposta antidepressiva;
  • Transtorno bipolar (fase depressiva);
  • Distimia;
  • Esquizofrenia (alucinações auditivas).

Benefícios

Tratamento seguro, não invasivo, não requer anestesia;
Eficácia comprovada por meio de estudos científicos com taxa de resposta, em torno, de 70%;
Poucos ou nenhum efeito colateral;
Mais rapidez na melhora do paciente;
Não é preciso parar com os remédios que o paciente já faz uso;
Tratamento na medida certa, considerando que o tratamento é definido individualmente;
Não afeta a rotina de trabalho, estudo ou a vida.

Reconhecimento

A EMT foi reconhecida em 2002, no Canadá e pela FDA, em 2008. No Brasil, a ANVISA registrou o aparelho em março de 2007 (registro número: 80342230003);
O Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu a EMT como tratamento em maio de 2012. A Resolução CFM nº 1986 de 2012 caracteriza a EMT como ato médico e reconhece sua eficácia no tratamento da depressão unipolar e bipolar e da esquizofrenia (nas alucinações auditivas).

Pioneirismo no Brasil

Em 1992, a EMT começou a ser aplicada na psiquiatria “na Grã- Bretanha e Estados Unidos” com resultados promissores no tratamento da depressão, esquizofrenia e outras doenças.
Em 1998, os médicos do IPAN iniciaram as primeiras pesquisas em EMT no Brasil e defenderam as primeiras Teses da América Latina no assunto: o Dr. Moacyr Rosa defendeu sua Tese de Doutorado na USP/Harvard em 2004 e a Dra. Marina defendeu sua Tese de Mestrado na USP em 2006. Além disso, escreveram os primeiros Guias de EMT do Brasil, 2008.

Segurança

O procedimento de EMT é realizado no IPAN, que já possui toda estrutura e equipe médica especializada e com grande experiência. É um tratamento que apresenta poucos ou nenhum efeito colateral.
Atualmente mais de três mil equipamentos de EMT são utilizados em todo o mundo para diagnóstico, pesquisas e tratamentos. Mais de 100 clínicas já oferecem este tratamento e muitas delas focadas na melhoria dos quadros psiquiátricos.

Equipamento

O equipamento que faz a EMT é um estimulador que gera ondas magnéticas com o objetivo de restabelecer o funcionamento cerebral normal. O aparelho tem registro ANVISA desde março de 2007 (registro número: 80342230003).

Sessões

Conforme exigência do CFM, as sessões são realizadas por um médico psiquiatra. Todos os cuidados e recomendações são seguidas à risca no IPAN com o objetivo de conduzir o tratamento de maneira segura e realizar uma evolução precisa do quadro
Durante a aplicação de EMT, a pessoa fica acordada, sentada confortavelmente em uma poltrona. As primeiras sessões devem ser realizadas diariamente, com intervalo no fim de semana.

Tratamento

No tratamento com EMT, geralmente, são indicadas de 15 a 20 sessões na fase inicial. Contudo essa quantidade é individualizada para cada caso após estudo pela equipe médica do IPAN. Isso se deve à vários fatores, como por exemplo: diagnóstico, gravidade, resistência aos tratamentos convencionais e cronicidade.
Periodicamente o Psiquiatra fará análise dos resultados e evolução do quadro do paciente. Conforme o paciente for reagindo e melhorando a equipe médica vai se reunindo e definindo em cada etapa de quanto em quanto tempo serão realizadas as sessões.

Planos de saúde

Em dezembro de 2012, a Câmara Técnica Permanente da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos (CBHPM), na Resolução AMB Nº 13, aprovou o reembolso dos planos de saúde para o tratamento com EMT.

psiquiatra sao paulo sp - EMT

Inovação

Dr. Moacyr e Dra. Marina são autores do Guia Básico de Estimulação Magnética Transcraniana em Psiquiatria Primeira Edição (Editora Daikoku, 2009) e Segunda Edição (Editora Sarvier, 2013).

Qualificação do corpo clínico do IPAN

  • Dr. Moacyr Rosa e Dra. Marina Rosa são autores dos primeiros Guias de EMT escritos no Brasil e escreveram inúmeros capítulos, livros, artigos científicos, ministram aulas em congressos e Universidades, além de realizarem estudos constantemente;
  • São considerados médicos e pesquisadores com reconhecimento no Brasil e no exterior;
  • Possuem vários prêmios acadêmicos nacionais e internacionais.

“A EMT vem sendo utilizada com segurança e eficácia no tratamento de:

  • Depressão leve, moderada e grave;
  • Depressão refratária;
  • Depressão ansiosa;
  • Transtorno bipolar;
  • Distimia;
  • Esquizofrenia.

Pouco ou nenhum efeito colateral, eficácia comprovada em estudos e resultados clínicos positivos ao longo de anos, nos transmitem cada vez mais confiança na utilização dessa técnica. Muitos pacientes que não toleram efeitos colaterais de remédios tradicionais, encontram solução para esses problemas na EMT.
Ao longo de todos esses anos ajudamos muitos pacientes e familiares que encontraram na EMT uma esperança real para situações que parecem não ter fim.”

Dr. Moacyr Rosa