Sinais e sintomas do Transtorno do Espectro Autista
O Transtorno do Espectro Autista – TEA é um transtorno do neurodesenvolvimento que é caracterizado por déficits na comunicação e na interação social em múltiplos contextos, como por exemplo: dificuldade em estabelecer uma conversa, em demonstrar interesses, em apresentar emoções ou afeto.
Déficits nos comportamentos comunicativos não verbais como por exemplo: falta de contato visual, dificuldade na compreensão e uso gestos, a ausência total de expressões faciais.
Déficits para desenvolver, manter e compreender relacionamentos, variando, por exemplo, de dificuldade em se adequar a contextos sociais, dificuldade em compartilhar brincadeiras ou em fazer amigos, a ausência de interesse por outra pessoas.
A linguagem costuma ser unilateral, sem reciprocidade social, usada mais para solicitar ou rotular do que para comentar, compartilhar sentimentos ou conversar. É comum ter ausência total da fala, passando por atrasos na linguagem, compreensão reduzida da fala, fala em eco até linguagem literal. Mesmo quando habilidades linguísticas formais (p. ex., vocabulário, gramática) estão intactas.
Padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades, como por exemplo: movimentos motores, uso de objetos ou fala estereotipados ou repetitivos, (p. ex. alinhar brinquedos ou girar objetos, repetir palavras ou frases).
Insistência nas mesmas coisas, rotina rígida ou padrões ritualizados de comportamento (p. ex., sofrimento extremo em relação a pequenas mudanças, dificuldades com transições, padrões rígidos de pensamento, rituais de saudação, necessidade de fazer o mesmo caminho ou ingerir os mesmos alimentos diariamente.
Interesses fixos e altamente restritos que são anormais em intensidade ou foco (p. ex., forte apego ou preocupação com objetos incomuns, interesses excessivamente circunscritos ou perseverativos).
Hiper ou hiporreatividade a estímulos sensoriais ou interesse incomum por aspectos sensoriais do ambiente (p. ex., indiferença aparente a dor/temperatura, reação contrária a sons ou texturas específicas, cheirar ou tocar objetos de forma excessiva, fascinação visual por luzes ou movimento.
Os sintomas devem estar presentes precocemente no período do desenvolvimento e podem variar de acordo com características de cada um.
Muitas vezes os sintomas não se manifestam plenamente até que as demandas sociais excedam as capacidades ou eles podem ser mascarados por estratégias aprendidas.
Manifestações do transtorno também variam muito dependendo da gravidade, da condição autista, do nível de desenvolvimento e da idade cronológica; daí o uso do termo espectro.
Os sintomas causam prejuízo clinicamente significativo no funcionamento social, profissional ou em outras áreas importantes da vida do indivíduo.
Essas sintomas não devem fazer parte do transtorno do desenvolvimento intelectual ou por atraso global do desenvolvimento.